Enseada - Praia rasa, maré sempre baixa, boa para pesca de camarões e mariscos. Formando seu conjunto temos ainda a Prainha das Gaivotas, da Figueira e do Ventura.
Cigarras - Elegante praia com belas casas de temporada, sendo bem movimentada em época de férias, boa para banho, sem poluição (tem rede de esgoto da SABESP).
São Francisco da Praia - Com o antigo convento de nossa Senhora do Amparo (século XVII), possuindo antigas imagens. Ruínas da Fazenda Padre Faustino atrás da Serra. Na Avenida São Pedro, ruínas da Casa de Beneficiamento de Ouro, das Minas de Itararé, onde o rio do mesmo nome passa ao lado, lugar onde eram beneficiados minérios para a exportação à Europa. Reduto calmo e tranqüilo de pescadores artesanais e de artesãos que trabalham com modelagem em barro, panelas e potes d'água. Núcleo residencial servido por todos melhoramentos: água, eletricidade, rede telefônica e Escolas de Primeiro Grau. Como todos os demais bairros e praias do município é servido por ônibus circular, estrada asfaltada e outras melhorias urbanas.
Olaria e Arrastão - Núcleo residencial dotado de boa praia com areias brancas e limpas, ponto de encontro da juventude local. Durante o carnaval acontece a apoteose das embarcações que participam do carnaval no mar (Carnamar).
Pontal da Cruz - Núcleo residencial bem formado, com comércio, Colônia de Férias do Banco Itaú e hotéis. Boa praia tendo no seu canto sul a pedra da "Lenda dos Amores".

Praia Deserta - Deserta nem tanto, pois é pontilhada de finas residências. praia boa para banho e pesca de linha.  
Porto Grande - Bem próximo à entrada da cidade, bairro residencial onde está localizado o Colégio de Primeiro e Segundo Graus. Recém construída, a "Praça da Vela" oferece condições para a prática de esportes náuticos e é onde se concentram velejadores que participam de campeonatos. No canto da praia há um rancho de pescadores. Nesse ponto está instalada a Petrobrás com seus escritórios, parques e tanques.
Centro - Temos na parte de cima da Avenida Guarda Mor Lobo Viana, os bairros residenciais de Vila Amélia e Bom Princípio. Nesta avenida encontramos a rede bancárias, escritórios variados e comércio em geral. Rumando para o centro deparamos com a Igreja Matriz, construída no século XVI, esta é a primeira construção da cidade segundo historiadores, abriga imagens muito antigas e uma bela pia batismal toda em mármore. Na mesma praça temos o prédio colonial da Câmara Municipal e outros de mesmo estilo em vários quarteirões "preservados" pelo CONDEPHAAT, dentre eles estão tombados a Capela de São Gonçalo, o prédio da antiga Cadeia, que restaurado, abriga o quartel da polícia militar. Na Rua da Praia encontramos alguns sobrados, entre eles o da Casa Esperança, todo em pedra trabalhada, tendo nos tetos pinturas originais com as representações: O Paraíso, Atlântica, O Paraíso Perdido e a chegada da família real ao Rio de Janeiro. Na praça fronteiriça está o Obelisco, marco do terceiro centenário da emancipação política (16/03/1636) e canhões dos antigos fortes. Nessa avenida estão os melhores restaurantes e lanchonetes, sendo o ponto de encontro do pessoal local e de turistas. No extremo norte da avenida estão situados o Tebar Praia Clube e o píer da Petrobrás exclusivo para navios petroleiros. No lado contrário está o cais de cargas e o atracadouro das balsas para travessias do canal de Ilhabela. A cidade dispõe também de hospital moderno e aparelhado, agora com U.T.I.. para emergências médicas, e ainda um grupo de combate a incêndios e salvamentos.
Do centro vamos ao sul do município munidos de câmara fotográfica e filmadora com película colorida, pois encontramos paisagens cada vez mais belas e dignas de registro. Na Avenida São Sebastião, logo após a cerca da Petrobrás há a entrada para o bairro da Topolândia, onde reside a maioria dos operários da cidade, possuindo água, luz, esgoto, escolas e telefone. Seguindo adiante vamos subir o primeiro morro asfaltado, pare, faça uma tomada da cidade, à sua frente está um panorama típico: mar calmo, ilhotas, coqueiros, é a enseada do Araçá. Seguindo em frente, encontramos o Centro Esportivo Municipal (hoje interditado por falta de verba para a manutenção). Do lado esquerdo , subindo o morro ao lado da Pousada Beira da Prainha, temos outra vista deslumbrante do canal, onde é possível ver ruínas do antigo Forte do Araçá.
Prainha Preta - pequena praia de areia preta, tipo monozítica e com grande valor medicinal.
Praia Grande - seu nome deveria ser grande praia pelo seu teor completo: mar calmo, piso firme, areia branca e fofa, com costões onde há a famosa Toca do Mero, e à sua frente encontramos o Farol dos Moleques. foi construído no local o Balneário dos Trabalhadores, com uma área de 54.000 metros quadrados com dispositivo para bem servir.

Praia do Jimbo e Pitangueiras - Boas e pequenas.
Cabelo Gordo - Praia e sede do Instituto de Biologia Marinha da USP.  
Barequeçaba - Uma das melhores praias, ondas sem repuxos, água clara, areia preta e firme. Bom núcleo residencial de temporada, comércio, telefone, rede de água, luz, escolas.
Guaecá - Praia bastante extensa onde está situada a famosa Gruta do Bicho e a Fazenda dos Carmelitas, hoje propriedade particular. Praia ideal para surf em dias de mar agitado.
Praia Brava - Banhos de mar, não. É brava mesmo. Costão bom para pescaria de garoupa. Chega-se ao mar pela encosta de mato virgem, o acesso é difícil.

Toque-Toque Grande - Na chegada à beira da estrada uma bela queda d'água, desce e encontra um núcleo caiçara com gente boa e sempre solicita a indicar locais de boa pescaria. Praia de mar aberto, tendo em frente a ilha do mesmo nome.

Calhetas - Cachoeira vista da estrada e uma pequena península, local para belas fotos.
Toque-Toque Pequeno - Núcleo bem urbanizado e com as características de toque-toque grande.

Santiago e Paúba - Boas praias, núcleo residencial.
Maresias -mar aberto, convém consultar os caiçaras que indicarão o local ideal para banho de mar sem perigo devido fortes ondas e repuxos. Hotéis e pousadas de excelentes qualidades. Planície ao fundo, um grande pólo turístico. Frutas e artesanato são vendidos à porta das casas pelos caiçaras.
Boiçucanga - Sedia também a Administração Regional com Sub-Prefeitura, o posto para atendimentos bancário do Banespa e agência dos correios e telégrafos. Povo hospitaleiro, é o bairro mais desenvolvido da Costa Sul, com comércio variado, hotéis e pousadas, escolas de primeiro e segundo graus, posto da Polícia Militar com rádio comunicação e Posto de Saúde da Municipalidade. Praia excelente e núcleo de caiçaras que praticam a pesca artesanal.
Camburi - Boa praia, possui península, no seu interior, fazendas de cacau, seringueira e bananais.

Baleia - Praia idêntica à Barequeçaba, apenas sem o mesmo número de residências.
Barra do Saí - É poética ver sua Capela à beira do rio e ver o pôr do sol atrás das ilhas fronteiriças. Para você apreciar isso, precisa pegar o caminho que leva à praia com areias brancas e finas. Bom núcleo residencial, comércio e postos de gasolina.
Prainha Preta - Pequena e bonita com águas limpas e costões.
Juquey - Povoado bem formado , bom comércio, hotéis e restaurantes, praia extensa, mar aberto com ilhas fronteiriças. Posto Policial, telefone público e Posto de Saúde da Municipalidade.
Barra do Una - Iate Clube Ribeirinho, artesanato de caiçaras e dos índios Guaranis que vivem no sertão. Caprichosas formas de mar tornam a paisagem estasiante. Praia boa, bom comércio com restaurante e hotéis. Seus moradores alegres e hospitaleiros, todos os anos fazem a Regata de Canoas no rio e no mar.
Juréia e Samuel - Praias pequenas e encantadoras.

Boracéia - Última praia dentro do município de São Sebastião, extensa e com uma área de extensão muito grande. Sua maior atração é a pesca da tainha em redes puxadas à praia. No mês de julho temos a famosa Festa da Tainha. o rio Parateus é a divisa se São Sebastião com o Distrito de Bertioga.
São Sebastião, uma cidade que se desdobra em pousadas, villages e resorts sofisticados ou simples e aconchegantes, vida noturna animada, culinária requintada, petiscos e batidas variadas, para receber com alegria e hospitalidade os apaixonados por ecologia e esportes náuticos, aqueles que procuram belas praias ou apreciadores da história colonial brasileira.
São Sebastião sabe preservar. Região fascinante, entre a Mata Atlântica e o oceano com um topografia privilegiada que atinge 1.100m no seu ponto mais alto, São Sebastião é também preservação ecológica no Parque Bacarirá, onde se convive com porções generosas da Mata Atlântica.
 
© 2003 Costa Verde SP Divulgações - Direitos Reservados - Reprodução proibida total ou parcial.

Praias de São Sebastião.

Fonte: (PMSS).

Página inicial.