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    Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambas ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a serra de Boiçuganga – 30 km ao sul de São Sebastião – uma divisa natural das terras das tribos. O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da ilha de São Sebastião – hoje Ilhabela – a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.

    A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Nessa época a região contava com dezenas de engenhos de cana de açúcar, responsáveis por um maior desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional e político. Isto possibilitou a emancipação político-adminstrativa de São Sebastião em 16 de março de 1636.

    O desenvolvimento econômico prossegue baseado em culturas como a cana de açúcar, o café, o fumo e a pesca da baleia. O porto local, de grande calado natural, era utilizado para o transporte de mercadorias e também pelos navios que faziam o transporte do ouro das Minas Gerais, e também por piratas e contrabandistas. Na metade do século passado a região tinha 106 fazendas, onde 2185 escravos produziram 86 mil arrobas de café no ano de 1854.

 

Centro de Informações Turísticas – fone:(12) 3892 1808 – e-mail: infoturistica@bol.com.br

 

Cultura – Setec – fone:(12) 3892 2620 – e-mail: culturasetec@bol.com.br

 

 

 

SETEC – SECRETARIA DE TURISMO ESPORTE E CULTURA

 

 

 

            O objetivo da visita monitorada é levar à comunidade noções, sobre a história de São Sebastião e a importância do patrimônio arquitetônico como testemunho do desenvolvimento do lugar. O conhecimento destes aspectos procuram garantir a preservação da identidade cultural do município.

            Esse trabalho é feito através de palestras com a utilização de técnicas transparências e slides, traçando painel da história, evolução urbana e técnica construtivas utilizadas em São Sebastião. Após a palestra o grupo é acompanhado por um monitor que percorre a área dos sete quarteirões tombados em 1969 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), além de alguns bens tombados isoladamente, sendo alguns imóveis destacados na malha urbana não somente pelo seu reconhecido valor arquitetônico, bem como por sua importância regional.

            Essa visita pode se estender aos bens tombados que não se concentram na área do centro histórico, como a Fazenda Santana construída em 1743 e o Convento Franciscano de Nossa Senhora do Amparo, construído em 1664.

 

·       PATRIMÔNIO CULTURAL

-Meio ambiente - recursos naturais que tornam o sítio habitável;

-Conhecimento - o saber - fazer - capacidade de sobrevivência do homem no seu meio-       ambiente.

-Objetos, artefatos, construções - obtidos através do saber fazer e do meio - ambiente;

 

·       CONCEITOS DE PRESERVAÇÃO:

-1937 Patrimônio Histórico é definido como “conjunto dos bens móveis ou imóveis existentes no pais e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor”...;

-1964 - Carta de Veneza - “O monumento é inseparável do meio em que se situa, pode ser modesto

 

·       TOMBAMENTO

Órgãos Oficiais:

-1937   SPHAN (Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

-IBPC  IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

-1969 CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo);

-1993   Divisão de Patrimônio Histórico - Cultural - SECTUR - PMSS.

 

 

·       FORMAS DE ATUAÇÃO

- Registro no Livro do Tombo

- O bem tombado não pode ser destruído;

- Respeito a área envoltória;

- Projeto de intervenção deve ser analisado por órgãos de Patrimônio competentes;

- Tombamento não pressupõe desapropriação;

 

·       BENS TOMBADOS EM SÃO SEBASTIÃO

- Centro Histórico: Igreja Matriz, Capela de São Gonçalo, Casa de Câmara e Cadeia, Praia Hotel, Residência á Praça do Fórum e 07 quarteirões tombados.

- Bens isolados: Fazenda Santana, Convento Nossa Senhora do Amparo e Capelas Caiçaras.

                   

                                      ROTEIRO VISITA MONITORADA

     

                                               CENTRO HISTÓRICO

 

·       IGREJA MATRIZ

1º GENERALIDADES

            A Capela era a sede do povoado, ocupando a área urbana privilegiada, na sua frente era deixado um adro para festas, reuniões e negócios, ao seu redor crescia um aglomerado de moradias em escala humilde        e irregulares. A capela além de símbolo da religiosidade, exercia sobre a população o papel político, social e institucional garantindo o reconhecimento do aglomerado de fato e de direito, a oficialização da capelinha e elevação da mesma à Matriz, significava a elevação do local a condição de povoado.

 

2º ESPECIFICIDADES

            Entre 1603 e 1609 foi construída á Capela em homenagem à São Sebastião, conta a lenda que o local escolhido foi em decorrência a uma flecha atirada por um índio Tupinambá. A partir de então, era na Capela que ocorria todos os registros: nascimento, casamento, óbito, de terra entre outros. A Capelinha era erguida em porções de terras privilegiadas, doadas pelo sesmeiro ao santo padroeiro, ao seu redor, desenvolveu-se rapidamente um aglomerado de moradias sendo cobrado dos mesmos um foro. Há dados de que por volta de 1798 a Igreja estando em péssimo estado de conservação, (em vistoria de mestres-pedreiros, constatou-se que em sua construção de pedra, foi usado barro e areia, quase nenhuma porção de cal), foi então reconstruída em 1819 com as características da época: torre lateral e as volutas. Pode-se considerar que sua fachada e planta-baixa possuem inspirações jesuítas (frontão triangular, apenas uma porta principal, nave separada do altar-mor por arco cruzeiro, comuns nas Igrejas mais simples dos setecentos). As colunas de sustentação de madeira são originais.

Endereço: Praça Major João Fernandes, s/nº - Centro

 

·       CASA DÓRIA

1º GENERALIDADES

            A casa da família Dória foi construída         nos primeiros anos do séc. XX Constitui um exemplo da arquitetura de transição entre a tradição colonial, representada pela sua implantação, e a modernidade da virada do século, presente na sua ornamentação de fachada. Em um período de estagnação econômica vivido pela cidade, a Casa Dória é um dos raros exemplares de arquitetura do começo do século no centro histórico, dominado por casas coloniais singelas.

Endereço: Rua  Antônio Cândido, 214 - Centro

 

2º ESPECIFICIDADES

            A Casa Dória foi concluída em 1906, elaborada pelo seu proprietário “Nhô Dito Corrêa”. Sua forma atual em porão alto, foi concluída em três fases; a primeira é construção original em forma retangular sendo composta pelas salas da frente, salão lateral e quartos; a segunda, construída pouco tempo após a primeira é composta por sal de jantar e cozinha, a última etapa da construção é formada por banheiro e área de serviço. Surgia um novo tipo de residência, a implantação do recuo dos edifícios aos limites laterais, usados como entrada de serviço, era desvalorizado socialmente e freqüentemente ocultado no exterior sob um pano falso de fachada, como a similar um prolongamento da sala de visitas. A casa mistura várias técnicas construtivas, como alvenaria de tijolos, tabiques de madeira e o tradicional pau-a-pique.

 

·       CASA DAS JANELAS

1º GENERALIDADES

            Residência térrea típica do séc. XVIII, construção de pedra e cal se destaca no núcleo histórico de São Sebastião por sua amplitude e localização privilegiada (Largo da Casa de Câmara e Cadeia).De implantação colonial, as portas e janelas estão no alinhamento da rua, o quintal voltado para a praia, marca a função de despejo desta no período.

Endereço: Rua Antônio Cândido, 113 - Centro

 

2º ESPECIFICIDADES

            Implantada em esquina, no antigo Largo de Câmara e Cadeia, esta casa mantém suas características originais, como ter o limite do lote com a rua sem espaço vazios em sua frente, determinação de Portugal para as construções da época. Casa térrea de esquina, ocupa uma face de quadra e outras duas parcialmente. Todos os vãos são em arco abatido com entablamento de emboço. Os caixilhos de vidro das janelas são de guilhotina, as portas da fachada foram fechadas com cimento, imitando as esquadrias originais, a entrada foi invertida para o lado da praia, onde seria o quintal. Possui pouca ornamentação, apenas cimalha e cunhais em estuque.

 

·       CASA DE CÂMARA E CADEIA

1º GENERALIDADES

            Em 1636 São Sebastião devido ao desenvolvimento de seu povoado, ascende à vila ganhando autonomia político- administrativa sendo necessária a implantação de sua Casa de Câmara e Cadeia. A esta cabia legislar, administrar, policiar e punir, executando jurisdição sobre caminhos, pontes, cessão de terras, ruas, praças, estipular a localização da Casa de Câmara e Cadeia e um largo defronte onde seria instalado o Pelourinho, seguindo normas da legislação portuguesa. Os primeiros vereadores da Vila de São Sebastião foram: Francisco Escobar Ortiz, Francisco Pinheiro e Nuno Cavalheiro. Até 1636 São Sebastião seguia as normas estipuladas pela Vila de Santos. A Vila de São Sebastião foi elevada a categoria de cidade pela lei provincial nº 20,08/04/1875.

Endereço: Praça Brig. Rafael Tobias de Aguiar, s/nº - Centro

 

2º ESPECIFICIDADES

            A Casa de Câmara e Cadeia acompanha as características da arquitetura civil do séc. XVIII, como a fachada simétrica, sua construção apresenta etapas típicas da técnica de alvenaria de pedra, cal obtida da moagem das conchas e óleo de baleia. Guarda aspectos comuns a esse tipo  de prédio público, na época, como a escadaria externa e telhados de quartos água. As casas de Câmara e Cadeia da época geralmente eram fruto de projetos de engenheiros militares portugueses, exigiam técnicas construtiva sólida e uma arquitetura imponente. A Câmara transformou-se rapidamente no órgão mais importante, funcionando como órgão de caráter local. A eleição dos vereadores se fazia de forma indireta, onde eleitores e candidatos deveriam ser escolhidos entre os homens maiores de 21 anos, proprietários de terras e escravos, excluindo-se os oficiais mecânicos, judeus, artesãos e comerciantes.

 

·       PRAIA HOTEL

1º GENERALIDADES

            Sobrado construído no séc.XVIII com ornamentação típica da virada do século, não comum em São Sebastião. Casarão de cidade com aparência portuguesa geralmente seguiam padronização das Cartas Régias ou das Posturas Municipais. A distribuição do casarão segue como exemplo da implantação portuguesa do século XVIII com salas nobres na frente, alcovas no meio e ala íntima nos fundos.

Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, 84 - Centro

 

2º ESPECIFICIDADES

            Construção em pedra e cal nos elementos estruturais, vedações de pau-a-pique nas paredes internas do andar superior e utilização de tijolos nos arcos das janelas, estruturas e empena da cobertura, estrutura do telhado em madeira. Possui decoração geométrica na fachada diferenciando-se dos demais sobrados, marca um regionalismo definido encontrado em Ubatuba e Parati. Esse sobrado recebeu a denominação de Praia Hotel em 1940.

 

·       CASA ESPERANÇA

1º GENERALIDADES

            Testemunho da prosperidade de São Sebastião, a Casa Esperança possui a maioria dos aspectos característicos da arquitetura civil e urbana do séc. XVIII. Sua construção em pedra e cal apresenta fachada simétrica e ornamentação em pedra, seguiam padronização portuguesa contida nas Cartas Régias e nas Posturas Municipais, onde as ruas eram definidas pelos sobrados e casas térreas, devendo os mesmos ocupar limites do terreno.

Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, 154 – Centro

 

2º ESPECIFICIDADES

            Casarão de cidade com aparência típica portuguesa, a Casa Esperança apresenta distribuição comuns à época, onde a produção e uso da casa baseavam-se no trabalho escravo. A residência da família era na parte superior do casarão, já que habitar casa térrea de chão batido, caracterizava a pobreza. Esse pavimento contava com três salões, era a ala nobre utilizados socialmente. O forro de gamela apresenta pinturas com paisagens cariocas como ex.: a chegada da Família Real no Rio de Janeiro, contava ainda as alcovas, sala da Família, varanda, cozinha e serviços, onde ficavam os escravos. O pavimento inferior do sobrado era utilizado como senzala ou comércio. A Casa Esperança ficou assim conhecida por volta de 1950 quando pertenceu a uma família de imigrantes italianos que montou um comércio com essa denominação.

 

·       ANTIGA SECTUR

1º GENERALIDADES

            Prédio construído por volta do séc. XIX, teve importante papel no desenvolvimento cultural do município, tendo abrigado por volta da déc. de 10 o Grupo Escolar “Henrique Botelho”, a primeira escola pública do município. Foi neste espaço que se acentuou o envolvimento da comunidade nos eventos promovidos pelo Grupo: festas, sessões literárias até a criação de um centro de escoteiros em 1917. A partir da déc. de 60 passou a abrigar o Ginásio.

Endereço: Av. Altino Arantes, 174 – Centro.

 

 

 

2º ESPECIFICIDADES

            Construção presa aos padrões coloniais, como implantação nos limites do lote. Na construção do prédio foram utilizadas três técnicas construtivas: a pedra e cal, pau-a-pique e alvenaria de tijolos. A pedra e cal, utilizada nas paredes externas, é técnica utilizada desde os primeiros tempos de colônia no litoral brasileiro, onde há abundância dos materiais necessários à sua composição, consiste na alvenaria de pedra com argamassa de areia, óleo de areia e cal ( obtida de marisco triturados e queimados. O emboço para entablamento de portas e janelas foi com massa e elemento cerâmicos.

            As divisórias internas, nas construções do séc. XVIII feitas em pau-a-pique, neste caso são em estrutura de madeira com fechamento de tijolos arranjos inclinados. O pau-a-pique foi utilizado em uma das divisórias interna nos fundos, áreas menos valorizada da casa. Esta técnica, usada desde os primeiros anos de colônia, foi largamente utilizada em nossa região, marcando o modo de viver do caiçara. O uso do tijolo foi difundido a partir da segunda metade do séc. XIX, conhecida como técnica do tijolo inclinado sendo utilizado com a estrutura de madeira. O prédio passou por grande reforma na déc. de 50 deste século, descaracterizando-o em grande parte. A cobertura foi totalmente alterada, tendo sido a empena lateral demolida, todas as esquadrias originais, o piso ( assoalho de madeira ) e a forração trocada. Assim, em 1994, estando o prédio em mau estado de conservação, optou por uma reforma que recuperasse os elementos que caracterizassem a construção do séc. XIX, foi realizada pesquisa através de material iconográfico, decapagem e prospeção arqueológica.

 

·       CINEMA

1º GENERALIDADES

            Construção de pedra e cal, típica do período colonial em que o comércio portuário exigia a existência de armazéns nas vilas de marinha. Esta quadra encontra-se no núcleo histórico da cidade, sendo porém uma das mais descaracterizadas.

Endereço: Av. Dr. Altino Arantes. 212 - Centro

 

2º ESPECIFICIDADES

            A partir de 1920 sofre uma reforma e adquire fachada comum a prédios dedicados a espetáculos no início do século, porém com linhas simplificadas condizentes com a situação econômica de São Sebastião no período. Funcionou como cinema mudo e mais tarde, falado até a déc. de 60. Sofreu importante revitalização em 1997 com a retirada dos toldos, deixando à mostra a fachada do prédio e a técnica construtiva.

 

 

·       CAPELA DE SÃO GONÇALO -  MUSEU DE ARTE SACRA

1º GENERALIDADES

            Construída entre fins do séc. XVII e principio do séc.XVIII, acredita-se que a Capela de São Gonçalo seja fruto do ato de devoção de leigos. Foram responsáveis pela administração da Capela os Carmelitas, os Franciscanos e Padres seculares pertencentes à Diocese de Santos.

Endereço: Rua Sebastião Silvestre Neves, s/nº - Centro

 

 

2º ESPECIFICIDADES

·              Constitui importante exemplar da arquitetura religiosa da época colonial, sua construção em pedra assentada sobre barro e o piso original deveriam ser de terra batida. Em 1969, 0 CONDEPHAAT tombou a Capela de São Gonçalo, seu precário estado de conservação fez com que em 1978 fossem iniciadas obras de restauração. Em 1980, decidiu-se que seria instalado o Museu de Arte Sacra. Em 1996, as obras realizadas na Capela e no Museu procuraram devolver a integridade ao monumento, sanando diversos problemas estruturais. A doação de novas peças, a recuperação da Porta do Passo e projeto museológico e museográfico da equipe do IPHAN de Parati, tornou possível a revitalização do acervo.

 

·       SOBRADO “PRAÇA DO CORETO

1º GENERALIDADES

            Construção de pedra e cal típica de núcleos urbano do litoral no séc. XVIII, é um exemplar simples, serviu ao programa de uso colonial: comércio no térreo e residência no pavimento superior.

Endereço: Praça Major João Fernandes, 248 - Centro

 

2º ESPECIFICIDADES

            Em 1994, o sobrado encontrava-se em mau estado de conservação. A Prefeitura iniciou então uma série de estudos, com apoio técnico do CONDEPHAAT, visando a restauração do imóvel, o que ocorreu em 1996. Hoje encontra-se instalada a DIVISÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL.

 

 

BENS ISOLADOS

 

·       CONVENTO NOSSA SENHORA DO AMPARO

1º GENERALIDADES

            Em meados do séc. XVII (1640), o sesmeiro Antônio Coelho de Abreu doou terras e uma Capelinha de Nossa Senhora dos Desamparados aos padres franciscanos. Estes a partir de então instituíram em 1664 o Convento de Nossa Senhora do Amparo, tendo anexa a Capela da Ordem Terceira. O Convento no início do séc. XX se encontrando em ruínas, foi reconstituído pela Ordem entre 1932 e 1937.

 

2º ESPECIFICIDADES

            Sua construção  em pedra e cal, foi feita  por mão-de-obra escrava, o Convento segue as linhas gerais das construções franciscanas do período. Pode-se dizer que a Igreja tem o estilo conhecido como “barroco pobre”, possui uma Igreja central, a ala esquerda formada pelo claustro, a ala direita é dominada pela Capela da Ordem Terceira, hoje desativada. A Igreja possuí o alpendre com três arcos, frontão triangular com volutas e torre lateral. Apesar de ter sido modificado internamente, externamente preservou-se a arquitetura original. O cruzeiro defronte ao Convento era comum na implantação franciscana.

 

·       FAZENDA SANTANA

1º GENERALIDADES

            É um exemplar de engenho de açúcar, construída em 1743, possui um sobrado de pedra e pau-a-pique que abrigava a residência, a Capela e um engenho. A propriedade compreendia também, um aqueduto de pedra, senzala, um canavial, zona de mata para lenha, postos. Todo trabalho era feito por mão-de-obra escrava.

Endereço: Av. Manoel Hipólito do Rego, 1579 – Pontal da Cruz

 

2º ESPECIFICIDADES

            Exemplar típico da arquitetura rural da faixa norte do litoral paulista. Foi construída num período de desenvolvimento econômica da Vila de São Sebastião. Compõe-se de duas partes distintas, cada uma ligando-se a uma época de seu ciclo econômico, adaptado entre si e construindo um modelo peculiar da região. A primeira parte foi construída em 1743 e compreendia a habitação, engenho e uma divisão central com alpendre e aqueduto. O alpendre subsiste ao lado da segunda parte, um corpo lateral construído em meados do séc. XIX, quando foi iniciada na região a produção da cultura cafeeira. Na parte dos fundos apresenta restos do aqueduto e casa de purgar. A capela dentro da casa-grande, apresenta um retábulo e várias imagens do séc. XVIII.

 

·       CAPELAS CAIÇARAS

1º GENERALIDADES

            As Capelas Caiçaras foram construídas entre 1920 e 1960, representando modelos semelhantes entre si. A ocupação do solo pelo caiçara não aconteceu de forma planejada. Nas vilas, os caminhos eram definidos pelas casas, até então sem muros, pois a família possuía o costume de dividir o mesmo terreno. Uma área privilegiada era destinada à Capela e devoção do Santo escolhido, muitas vezes, sendo construída por esforço da população, com o dinheiro da pesca. A construção das capelas era alvenaria de tijolos de barro onde a fachada e o interior possuíam influências coloniais. A singeleza dessas construções marcam um modo de vida e um momento de ocupação de nossa cidade.

 

2º ESPECIFICIDADES

            1- Capela da Enseada

               Templo dedicado a Bom Jesus, a fachada principal é composta por frontão em pequenas volutas, que acompanham as duas águas do telhado ladeado por pináculos e torre lateral, onde encontra-se o sineiro.

 

 

            2- Capela do Cemitério Municipal

                Típica capela de cemitério: de pequenas dimensões, é utilizada como ossário. A fachada representa a tradição de capelas de bairro no Brasil, com resquícios de  características coloniais.

 

            3- Capela de Toque-Toque Grande

                Marco da ocupação caiçara do bairro, possui aspecto semelhante ás demais capelas da Costa Sul, construídas entre 1920 e 1960, possuem uma fachada geralmente compostas por empena ou frontão triangular que acompanha as duas águas do telhado, pináculos no fechamento deste frontão e sineiro central. Construção em alvenaria de tijolos de barro. Devoção à Sant’Ana.

 

            4- Capela de Toque-Toque Pequeno

                Construção de tijolos tipo “baiano, sua fachada e implantação representa a tradição das capelas de bairro, caracterizadas pelas comunidades caiçaras, não possui sineiro. Foi construída de pau-a-pique em 1932 sofreu reformas que alterou sua fachada. Devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

 

            5- Capela de Paúba

                Há uma simples ornamentação de desenhos geométricos na fachada (tipo Bandeira do Brasil) de frontão triangular ladeado por pináculos e pequeno sineiro. Devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

 

            6- Capela de Maresias

                Possui como diferencial das outras capelas da Costa Sul, a torre lateral. Seu interior é composto por nave e capela-mor separadas por arco. Devoção à São Benedito e Sant’Ana.

 

            7- Capela do Cemitério de Maresias

               Típica capela de cemitério de pequena dimensões, é utilizada como ossário. Possui um só corpo de construção, com fachada composta por frontão triangular que acompanha a empena, ladeado por pináculos e apenas um vão, a porta de entrada sem esquadrias.

 

            8- Capela da Imaculada Conceição - Boiçucanga

                Situada no centro da antiga vila dos pescadores, possui adro frontal formado pela praça da mentira, local de reunião da comunidade caiçara. Possui elementos geométricos na fachada. No séc. XVII, foi erigida uma capela de pau-a-pique, no mesmo sítio onde foi construída esta capela. Tendo ruído no início deste séc., a atual capela foi construída por volta de 1958.

 

 

            9- Capela do Sagrado - Boiçucanga

                A capela foi construída na déc. de 50 deste séc., encontra-se na beira da br-101, Construção de alvenaria de tijolos, possui fachada tradicional das capelas da região: frontão em forma triangular, com sineiro central, acompanhando as duas águas do telhado e ladeado por pináculos. A construção é composta por dois corpos: nave e capela-mor, com sacristia, de pé direito mais baixo, separados por arco-cruzeiro.

 

        10- Capela de São Roque - Camburí

               Capela simples, de pequenas dimensões, sua construção, provavelmente no fim da déc. de 70 em alvenaria de blocos de concreto e reboco grosso, representa a continuidade da tradição das capelas construídas pelas comunidades caiçaras. Encontra-se num pátio rodeado por casas de caiçaras, o conjunto de casas, sem alinhamento ou muros é típico das antigas vilas caiçaras e a construção da capela é uma amostra significativa da religiosidade desses moradores.

 

 

            11- Capela de Barra do Say            

          Implantada em local privilegiado, na margem esquerda do rio Say, ao lado da ponte que faz a ligação entre a vila  e o local da capela há uma casa (já reformada) onde eram feitas as rezas até a construção da capela. O pátio frontal é utilizado para festas religiosas.

                       

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